08 abril 2013

Resenha: Belle - É Preciso Coragem Para Perder a Inocência.



Sinopse

Londres, 1910. Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris.
Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro.
Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente.A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade?
 Livro: Belle * Autor: Lesley Pearse * Número de páginas: 560 Editora: Novo Conceito

Resenha

      O tráfico e exploração de mulheres não é um crime exclusivo dos dias atuais, ele vem sendo praticado há tanto tempo quanto a própria prostituição, mas atualmente o tema tem sido bastante abordado, ganhando espaço na literatura, na sétima arte e recentemente, no horário nobre da Tevê. ''Belle'', aclamado romance da escritora Lesley Pearse, tem como pano de fundo este crime hediondo, e uma vez que que a escritora relata os fatos de forma tão verossímil, não hesitando em descrever os detalhes mais sórdidos das provações vivenciadas pela personagem principal, eu me sinto impelida a lhe alertar que este livro pode não ser o ideal pra você.

    O livro relata a trajetória de Belle, uma adolescente de quinze anos que fora criada no bordel de sua mãe, embora não soubesse o que se passava nos quartos do andar de cima da casa. Sua inocência é duramente ceifada quando Belle adormece no quarto de uma das prostitutas, após realizar a limpeza do mesmo, onde ela se torna testemunha não apenas do tórrido ato sexual, como também do assassinato passional cometido pelo cliente. O cliente em questão é Kent, um criminoso tão conhecido quanto temido que decide sequestrar Belle como um meio de silenciá-la. A garota é tirada de Londres, sua cidade natal, e levada para a frança onde é vendida para um bordel.

   O ponto alto de ''Belle'' é, sem sombra de dúvidas, sua personagem principal. Belle é esperta e extremamente carismática. É uma adolescente forte e dotada de uma esperança que a leva a enxergar soluções em meio ao caos. Belle não desiste fácil, mas compreende que lamentar sua situação não é a melhor saída e que adaptar-se ao inferno parece mais sensato do que lutar sozinha contra demônios que ela desconhece. Mas Belle não está sozinha. Parte do livro narra a busca incessante de seus parentes e de Jimmy, um garoto que está apaixonado por ela, além disso, sua personalidade carismática atrai aliados improváveis.

  Até mesmo os personagens coadjuvantes são envolventes, o que indica a maestria com que Lesley Pearse lida com as suas criações. Lesley também domina totalmente o assunto que traz à tona. O tráfico e exploração de mulheres é um tema difícil e forte, mas ainda que - como dito anteriormente - a escritora não se importe em descrever os detalhes mais sórdidos de cada estupro, de cada cena de sexo ou de cada crueldade a qual Belle é submetida, ela ainda consegue deixar a leitura fluída e rápida.

   O livro é repleto de cenários;  A história começa na Londres fria e pobre de 1910. Logo Belle é sequestrada e levada à uma França suja onde é violentamente estuprada por vários homens. A sensual New Orleans surge quando a personagem é vendida para um bordel de luxo na América, onde conhece a face glamourosa da prostituição e aprende a ser uma conrtesã fina; e finalmente, quando ela decide fugir, somos levados à Paris do Moulin Rouge e dos artistas boêmios e bebedores de absinto, onde o clímax do livro é atingido. São cenários vívidos e descritos de maneira tangível que nos transportam para o mundo de Belle.

  Acontecimentos históricos são mencionados (O naufrágio do Titanic, por exemplo), outros temas polêmicos como a corrupção e o machismo são abordados, os sentimentos dos personagens são explorados perfeitamente e tudo tem uma aura tão verossímil que é impossível não se apaixonar pelo livro.

     Com desfecho adequado e comovente (E uma capa muito linda, haha!) Belle foi a minha melhor leitura de 2013. Recomendo muito!
Avaliação: 
Excelente! 

5 comentários:

  1. Agora eu estou com mais vontade ainda de ler Belle, eu já havia achado o livro com um enredo muito bom, mas depois de ver a critica sobre o mesmo a minha vontade aumentou.

    ResponderExcluir
  2. Ameeeeeeeeei sua resenha. Espero conseguir escrever resenhas assim um dia! Acho a capa linda e estou louca para ler esse livro.
    Beijos!

    http://livrinhoseeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adooorei sua resenha. Quero muito ler este livro, o assunto abordado é muito interessante e a capa é realmente linda.

    Beijos.
    Débora,
    http://www.estantedadebora.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie, eu ando ansiosíssima pra ler esse livro.
    Só pela capa eu já estou apaixonada, eu sempre colocando muita expectativa.
    Adorei a resenha ^^

    Beijinhos :3
    Carinho das Palavras

    ResponderExcluir