07 março 2013

Resenha: A Estrada Da Noite.

Livro: A Estrada da Noite
Joe Hill
Editora: Sextante
Número de páginas: 256
Ano Edição: 2010
 Mais cedo ou mais tarde, os mortos nos alcançam...

  Judas Coyne é uma lenda do Rock pesado cujo passatempo é colecionar objetos macabros. Em sua peculiar coleção, é possível encontrar objetos como um livro de receitas para canibais, uma confissão de uma bruxa de 300 anos atrás, um laço usado em um enforcamento e até mesmo uma fita com cenas reais de assassinato. Levando em consideração seu estranho apreço por objetos sinistros, é fácil prever sua reação quando ele fica sabendo que alguém está leiloando um fantasma na internet: Ele não pensa duas vezes antes de fazer o arremate. Por alguns dólares, o roqueiro se torna o proprietário de um paletó do fantasma, supostamente assombrado pelo espirito de seu antigo dono.

  Mas as coisas começam a ficar estranhas quando a peça é finalmente entregue na sua casa, em uma caixa preta em forma de coração, e o que era apenas uma curiosidade inofensiva acaba se tornando um pesadelo: O fantasma não apenas é real, como é também o espírito do padrasto de uma antiga namorada – rejeitada por Coyne como tantas outras – que cometera suicídio; E ele quer vingança. Buscando se livrar da assombração que o atormenta, Coyne faz as malas e cai na estrada com sua jovem namorada gótica a fim de encontrar a pessoa que leiloou o paletó maldito e durante a viajem vivencia experiências sinistras que podem levá-lo a morte, mas também às resoluções dos mistérios em torno da inusitada situação em que se meteu.

  A Estrada da Noite é o livro de estreia de Joseph Hillstrom King, ou apenas Joe Hill; E não estranhe caso o sobrenome ‘’King’’ lhe pareça familiar, uma vez que Joe é, na verdade, filho de ninguém mais, ninguém menos que Stephen King. É curioso e digno de respeito o fato do escritor não tentar se promover à custa do sucesso do pai, porém, nem seria preciso; Joe é tão talentoso quanto King e em seu primeiro livro consegue construir uma estória de terror que realmente causa medo, com personagens bens construídos e enredo convincente que cativa até mesmo o leitor que não tem nenhum apreço especifico pelo gênero.

  No início do livro somos apresentados à Judas Coyne. Ele é o típico personagem estereotipado: Um astro do Rock cinquentão meio de saco cheio da vida cuja bagagem está carregada de experiências com drogas, polêmicas na carreira e relacionamentos passageiros com suas fãs. Ainda assim, é um personagem que agrada e embora superficialmente ele pareça um caso perdido, há uma doçura latente em sua personalidade. O mesmo acontece à sua namorada, Georgia, que sem uma análise mais profunda não passa de uma garota mimada e rebelde cheia de piercings pelo corpo, mas ao longo do livro observamos que nos momentos difíceis ela surpreende com sua coragem e inteligência. Os personagens coadjuvantes são igualmente bem construídos, até mesmo o fantasma, descrito de forma tão detalhada que assusta.

  Aliás, todo o livro é assustador. A leitura demora apenas algumas páginas para emplacar e quando o faz é difícil largar pra fazer qualquer outra coisa, ainda que vez ou outra seja necessária uma olhadela de soslaio para garantir que não há nenhum fantasma vingativo lhe fazendo companhia; e então, quando o susto passar, basta voltar a se deliciar com a ótima estória – que traz, ainda, uma porção de referencias musicais, sendo quase um tributo às lendas do Rock, além de um desfecho surpreendente.

  O único fator que me desapontou no livro foi a tradução que o título ganhou no Brasil. Originalmente ele fora intitulado ‘’Heart Shaped Box’’ (A caixa em forma de coração), uma referência àquela música legal da banda Nirvana, porém, infelizmente essa é uma realidade chata por aqui. Tenho uma porção de filmes e livros que eu gostaria que não fossem traduzidos.

  Enfim, aqui fica a minha recomendação. O livro é bem legal e divertido e se você ainda não o tem, aproveita a promoção do Submarino e  adquira-o pela bagatela de 14,90! Corre lá!

Texto: Kleane Souza.
Avaliação:
Muito Bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário