14 abril 2013

Sem Roteiro: O Café Compartilhado.


Hoje, 14 de abril, é o dia internacional do café! Aproveitando a data e sabendo que o cafezinho é o companheiro fiel de muitos leitores, resolvi compartilhar uma ideia muito simples, porém muito genial que uma cafeteria na Vila Madalena, em São Paulo, começou a por em prática. Funciona da seguinte maneira: O cliente paga por dois ou mais cafés: O seu e os que deseja ceder a outras pessoas. Esse hábito do “café pendente” surgiu por conta do livro The Hanging Coffee, no qual um personagem toma seu café e ao pagar a conta deixa pago dois cafés: o seu e um pendente para o próximo cliente que vier.

Imagens: http://www.hypeness.com.br

O mais legal da iniciativa é que juntamente com os cafés, são deixados bilhetinhos de clientes para clientes; Pessoas que nem mesmo se conhecem e ainda assim fazem parte dessa pequena corrente do bem, que segundo a proprietária do local, já existe há três anos. 
Gentileza gera gentileza.

Eu já tinha ouvido falar de algo parecido. Foi um textinho compartilhado no facebook com o título de ''O Café Pendente''. Confiram: 

“Entramos em um pequeno café, pedimos e nos sentamos em una mesa. Logo entram duas pessoas:
- Cinco cafés. Dois são para nós e três “pendentes”.Pagam os cinco cafés, bebem seus dois e se vão. Pergunto:
- O que são esses “cafés pendentes”?E me dizem:
- Espera e vai ver.Logo vêm outras pessoas. Duas garotas pedem dois cafés – pagam normalmente. Depois de um tempo, vêm três advogados e pedem sete cafés:
- Três são para nós, e quatro “pendentes”.Pagam por sete, tomam seus três e vão embora. Depois um rapaz pede dois cafés, bebe só um, mas paga pelos dois. Estamos sentados, conversamos e olhamos, através da porta aberta, a praça iluminada pelo sol em frente à cafeteria. De repente, aparece na porta, um homem com roupas baratas e pergunta em voz baixa:
- Vocês têm algum “café pendente”?
Esse tipo de caridade, apareceu pela primeira vez em Nápoles. As pessoas pagam antecipadamente o café a alguém que não pode permitir-se ao luxo de uma xícara de café quente. Deixavam também nos estabelecimentos, não só o café, mas também comida. Esse costume ultrapassou as fronteiras da Itália e se difundiu em muitas cidades de todo o mundo.”
     Um gesto muito simples, mas que pode mudar o dia de alguém. Fica para nós a lição de que o mundo um dia pode ser melhor, se começarmos a praticar mais gentilezas como essa. 
Espero que tenham gostado do post ''sem roteiro'' de hoje. Aproveitem o dia do café e vá celebrar com sua xícara quentinha, de preferência, acompanhado de um ótimo livro. 

fonte: Hypeness. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário