17 abril 2013

De Cabeceira: O livro de ouro da mitologia - Histórias de Deuses e Heróis.

Sinopse: 

 As religiões da Grécia e da Roma Antiga desapareceram. Mas o legado de seus mitos e heróis continua presente até nossos dias. Estes já não pertencem à teologia, mas às artes, à literatura e à erudição. Tornaram-se de tal modo permanentes que estão vinculados ao imaginário de todos os povos ocidentais  revelando-se na poesia, nas belas-artes, na psicologia e na psicanálise, como parâmetros e modelos. Para os gregos seu país ocupava o centro da Terra e o centro deste país era o Monte Olimpo, na Tessália, que abrigava os deuses - Zeus (Júpter), Cronos (Saturno), Eros, os Titãs, e tantos outros. O leitor vai distrair-se com as mais encantadoras histórias que a fantasia humana jamais criou e, a um só tempo, adquirir conhecimentos indispensáveis a sua formação cultural. Vai conhecer as idéias sobre a estrutura do universo, aceita pelos gregos que passaram para os romanos que, por sua vez, disseminaram entre outros povos através de sua ciência e de sua religião. Mergulhando nestas histórias o leitor vai compreender seu próprio mundo.

      Finalmente outro post na coluna De Cabeceira! Era pra ser uma coluna quinzenal, mas infelizmente acabou caindo no esquecimento da equipe. Pra quem não lembra do último post, ''De Cabeceira'' é onde falamos um pouquinho sobre nossos livros e autores preferidos que constantemente estão na nossa cabeceira. Pois bem, meu livro de cabeceira de hoje é O Livro de Ouro da Mitologia: Histórias de Deuses e Heróis. Ele foi um dos livros que ganhei de presente de páscoa - Sim, eu ganhei livros de páscoa e não ovos de chocolate - e assim que eu terminei a leitura ele rapidamente tornou-se um dos preferidos.

       Trata-se de uma coletânea de histórias relacionadas à mitologia. É um livro incrível, muito informativo e altamente distrativo, uma vez que são histórias divergentes, onde cada conto estimula uma nova onda de curiosidade. A viagem é mágica e surpreendente, um verdadeiro deleite pelos aficionados pela mitologia, não apenas a Grega, como também a Nórdica, Oriental e Hindu. Mergulhamos no universo mitológico e conhecemos os detalhes de episódios como  a Guerra de Tróia, a busca pelo Velocino de Ouro, as aventuras de Enéias entre outros, além de obtermos conhecimento sobre os grandes deuses, heróis e vilões da mitologia grega, entre os quais estão Zeus, Minerva, Apolo, Perseu, Medusa, Atlas e tantos outros.
O Nascimento de Vênus, Sandro Botticelli, c.1480-1487.
Óleo sobre tela.
   Além do conteúdo muito rico, o livro ainda conta com imagens de esculturas e pinturas renascentistas, onde Salvador Dalí e Botticelli são apenas dois dos muitos nomes conhecidos. Trechos de obras literárias que aludem à mitologia também estão presentes, a maioria retirados de obras de Homero, Milton e Byron. Conhecemos poetas da mitologia, teorias a respeito da origem da mitologia e conseguimos uma breve olhada na história de Pitágoras. Em suma, ''O livro de Ouro da Mitologia'' é a fascinante exploração de um universo mágico que todo leitor interessado em mitologia deveria ler.

    Fica aqui a minha recomendação. Se você ficou interessado, o livro está em promoção por apenas 10 reais no Submarino. Clique aqui e faça sua compra, juro que não vai se arrepender!

    Até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário