08 abril 2013

Cinemão: Cidadão Kane.

Olá pessoal, hoje falarei sobre um mito do cinema o filme CIDADÃO KANE (CITIZEN KANE). O primeiro filme longa-metragem dirigido por Orson Welles, considerado um rapaz prodígio, e que havia angariado fama com suas peças de teatro e narrações radiofônicas.


Direção:Orson Welles
Roteiro: Herman J. Mankiewicz / Orson Welles
Elenco original: Joseph Cotten
Orson Welles
Género:drama / suspense
Idioma original:inglês
Ano: 1941

Clássico do cinema mundial, Cidadão Kane se tornou imortal ao retratar a vida de alguém que fez por onde para ser lembrado. 

     Considerado por parte da crítica especializada o melhor filme de todos os tempos, Cidadão Kane (RKO, 1941) conta a história do magnata da comunicação Charles Foster Kane, um americano visionário e austero, que consegue fama, dinheiro e problemas ao longo de sua carreira midiática. O longa, revolucionário em diversos aspectos, é baseado na trajetória de vida do milionário Willian Randolph Hearst, apesar de seu produtor/diretor/ ator Orson Welles nunca ter assumido isso publicamente. O filme inicia com a sua morte, momentos antes da qual pronuncia a palavra "Rosebud". Após dias de sensacionalismo em cima da notícia de sua morte, o jornalista Jerry Thompson é enviado por seu chefe para investigar a vida de kane, a fim de descobrir o sentido de sua última palavra, a qual ninguém sabia.


    Tecnicamente, o filme é referência até mesmo para as superproduções hollywoodianas atuais. Os cenários são belíssimos, o trabalho de fotografia de Gregg Toland é considerado o melhor de todos os tempos e as atuações são memoráveis. Os movimentos de câmera são notáveis, com o uso de Plongée (câmera filmando de cima para baixo, dando a impressão de esmagamento), Contra-Plongée (o oposto da anterior, denotando superioridade) e a exploração de diferentes campos e espaços. Por não seguir a ordem cronológica dos fatos, o filme exige do espectador atenção redobrada – o que já era a intenção do autor.

Confira o trailer:


Elenco:

Orson Welles ........ Charles Foster Kane
Joseph Cotten .... Jedediah Leland
Dorothy Comingore .... Susan Alexander
Agnes Moorehead .... srta. Mary Kane
Ruth Warrick .... Emily Norton Kane
Ray Collins .... James "Jim" W. Gettys
Erskine Sanford .... Herbert Carter
Everett Sloane .... Bernstein
William Alland .... Jerry Thompson
Paul Stewart .... Raymond
George Coulouris .... Walter Parks Thatcher
Fortunio Bonanova .... Matiste canhão
Georgia Backus .... Bertha da silva

Prêmios e Indicações: 

Oscar 1942 (EUA)Venceu na categoria de melhor roteiro original.
Indicado nas categorias de melhor ator protagonista (Orson Welles), melhor direção de arte preto-e-branco, melhor fotografia preto-e-branco, melhor diretor, melhor montagem, melhor trilha sonora, melhor filme e melhor som.

Prêmio NYFCC 1941 (New York Film Critics Circle Awards, EUA)
Venceu na categoria de melhor filme.O fato é que continua sendo um filme imperdível, mesmo quase 70 anos depois de feito. Um clássico com flash-backs, charutos e uma boa dose de megalomania.



Nenhum comentário:

Postar um comentário